Geral 03/08/2021 - 12:21 - Patricia Fregonesi

Seplan disponibiliza acervo técnico digitalizado sobre planejamento público

acervo técnico digitalizado acervo técnico digitalizado -

Depois de um minucioso trabalho de pesquisa, a Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan) disponibilizou, no site da pasta, um acervo técnico sobre planejamento de políticas públicas no Estado do Tocantins e suas regiões.

A produção deste material teve início na década de 1980, remontando aos primórdios da instalação do recém-criado Estado, tendo sido elaborado, principalmente, com objetivos técnicos e institucionais. 

Além disso, o documento subsidiou o planejamento e execução de diversas políticas públicas e projetos privados no Tocantins, tendo suprido uma série de demandas das instituições públicas e sociedade, que buscavam por informações territoriais. 

De acordo com o secretário de Planejamento e Orçamento, Sergislei Silva de Moura, estas informações representam um marco histórico e permanecerão como informações técnicas atemporais. “Aproveito a oportunidade para parabenizar as equipes envolvidas nesta pesquisa. Agora, temos um material rico em detalhes e de fácil acesso”, pontuou o gestor, indicando que, para quem tiver interesse em acessar o acervo, o link está disponível aqui.

Os documentos foram produzidos por diversas instituições do Executivo Estadual e Federal, em segmentos como planejamento, desenvolvimento regional, produção agropecuária, fomento industrial, implantação de infraestruturas, ecoturismo, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, licenciamento ambiental de atividades produtivas, gestão hídrica, conservação e proteção ambiental.

As publicações foram produzidas, originalmente, para a confecção em material impresso e compunham o acervo da Biblioteca da antiga Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente, iniciada na década de 1990, a partir de exemplares do acervo pessoal de técnicos da Secretaria. 

Atualmente, o material está sob responsabilidade da Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas – DGTIS da Seplan. 

Homenagem

No intuito de arquivamento digital, procedeu-se a digitalização e sistematização do acervo, que permitiu o compartilhamento público de exemplares dos quais só há disponibilidade de uma unidade impressa/mimeografada.

Na oportunidade, a equipe técnica da DGTIS/SEPLAN presta homenagem ao servidor Joaquin Eduardo Manchola Cifuentes, falecido em fevereiro de 2021, por sua contribuição na produção de parte do acervo aqui disponibilizado e também por apoiar ativamente a montagem e manutenção da antiga Biblioteca.

Matéria originalmente publicada em: https://www.to.gov.br/seplan/noticias/seplan-disponibiliza-acervo-tecnico-digitalizado-sobre-planejamento-publico/7gs9vj4erwyi